Felipe Silveira

COO - Chief Operating Officer na EXT.

Dentista não pode ser MEI: Entenda as Regras e Alternativas

A formalização adequada garantirá que o dentista cumpra todas as obrigações legais e possa focar no que faz de melhor: cuidar da saúde bucal de seus pacientes.
A formalização adequada garantirá que o dentista cumpra todas as obrigações legais e possa focar no que faz de melhor: cuidar da saúde bucal de seus pacientes.

O sonho de empreender é uma realidade para muitos profissionais, incluindo os dentistas. No entanto, quando se trata de formalização, nem todas as atividades se encaixam no regime de Microempreendedor Individual (MEI).

Infelizmente, a odontologia é uma delas. Neste artigo, vamos explicar por que um dentista não pode ser MEI e apresentar alternativas viáveis para a formalização.

Por que um Dentista não Pode ser MEI?

A principal razão pela qual um dentista não pode ser MEI está relacionada à natureza da profissão e às limitações impostas pelo governo para esse regime. O MEI é destinado a pequenos negócios com faturamento anual limitado, que não exerçam atividades consideradas técnicas, regulamentadas ou de saúde.

Como a odontologia é uma atividade regulamentada e técnica, os dentistas não se enquadram nos critérios do MEI. Além disso, o faturamento anual permitido para MEIs é limitado, enquanto os custos associados à prática odontológica podem ser substanciais.

Alternativas para a Formalização de Dentistas

1. Empresário Individual: Muitos dentistas optam por se registrar como Empresário Individual (EI). Isso permite uma estrutura de negócios mais flexível e não possui os mesmos limites de faturamento do MEI.

2. Sociedade Simples: Outra opção é criar uma Sociedade Simples, que é uma forma de sociedade empresarial regulamentada por lei para profissionais liberais. Essa estrutura permite a participação de outros dentistas em uma clínica odontológica.

3. EIRELI: A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é uma opção para dentistas que desejam separar seus bens pessoais dos bens da empresa. Isso oferece proteção patrimonial.

4. Cooperativa: Alguns dentistas escolhem se juntar a cooperativas de saúde, onde compartilham recursos e custos operacionais.

Embora um dentista não possa ser MEI devido às restrições regulamentares e técnicas de sua profissão, existem alternativas viáveis para a formalização.

A formalização adequada garantirá que você cumpra todas as obrigações legais e possa focar no que faz de melhor: cuidar da saúde bucal de seus pacientes.

E se você dentista já tem seu CNPJ e precisa de serviços contábeis completos ou quer mudar de contador, te convidamos a acessar extcontabilidade.com.br.

A EXT. é uma plataforma de contabilidade online completa, segura e fácil de usar. Você terá todas as soluções contábeis que precisa de forma rápida, com a possibilidade de agendamento de notas fiscais, automatização das informações bancárias e recebimento por Whatsapp de toda a documentais, guias e taxas.

Estamos te esperando: extcontabilidade.com.br.